Como comprar Cardano do Brasil

Como comprar

Se você mora no Brasil, a melhor maneira de comprar Cardano é, definitivamente, este corretor popular.

eToro, uma das principais corretoras do mundo, é registrada e licenciada pela Cyprus Securities and Exchange Commission, e, portanto, cumpre todas as regulamentações da União Européia, a mais exigente do mundo.

Recomendamos o eToro porque você pode criar uma conta gratuitamente com este corretor, e suas taxas para negociação on-line são muito baixas. Além disso, eToro está disponível em português, aceita usuários do Brasil, é realmente fácil de gerenciar e sua interface amigável é ideal para aqueles que estão começando a negociar com moedas e ações criptográficas.

Como se inscrever, passo a passo

A primeira coisa que você precisa fazer é clicar here e preencher os campos à direita: digite seu nome, e-mail, e defina uma senha.

Então verifique seu e-mail: você deve ter recebido um e-mail da eToro, clique no link e sua conta será verificada.

Uma vez no eToro, basta clicar em “Depositar fundos”, no menu da página.

Lá, você pode escolher quanto dinheiro deseja adicionar à sua conta (o mínimo é US$ 200) e a forma de pagamento:

Como você pode ver na imagem, o primeiro depósito pode ser feito por cartão de crédito, PayPal, ou transferência bancária.

Se você tem escolha, não recomendamos a transferência bancária porque leva mais tempo, e pode ser muito frustrante ver o preço do Cardano subir enquanto você espera que sua transferência seja feita.

Como fazer sua primeira compra

Assim que eToro tiver confirmado o recebimento de seu crédito, basta procurar por “Cardano” na barra de busca, clicar em “Investir” e escolher o valor em dólares que você deseja investir.

É tarde demais para investir?

Cardano é uma plataforma de cadeia de bloqueio criada por um dos co-fundadores do Ethereum, Charles Hoskinson, que deixou o projeto para empreender um ainda mais ambicioso: ser o novo Bitcoin.

De fato, o potencial de Cardano é tão grande que está atraindo uma multidão de investidores e, como conseqüência, sua ADA de moeda criptográfica está se valorizando a taxas vertiginosas: somente desde março de 2020, seu valor subiu 4000%.

Isto significa que se você tivesse investido 200 dólares em Cardano em março de 2020 agora mesmo, você teria cerca de 8.000 dólares.

Isso significa que é tarde para investir em Cardano?

Nada está mais longe da realidade.

Isto acaba de começar

Para ilustrar isto, aqui está um exemplo: imagine que em abril de 2011 você tinha lido a notícia de que uma moeda digital revolucionária chamada Bitcoin estava enriquecendo seus investidores porque tinha apreciado 4000% no último ano.

Você provavelmente teria pensado que era uma bolha e que não poderia ficar muito maior.

Mas você teria se enganado porque, visto em perspectiva, um aumento de 4000% no preço inicial da Bitcoin foi algo irrisório em comparação com o que veio depois.

Confira neste gráfico, a seta vermelha marca o ponto em que a Bitcoin subiu 4000% e provocou os primeiros comentários de “é uma bolha”:

Se ao invés de descartar o investimento ou esperar por uma queda no preço para investir (porque essa queda nunca ocorreu), você tivesse colocado 200 dólares, você sabe quanto seu investimento valeria 10 anos depois?

Mais de cinco milhões de dólares americanos.

Então nosso conselho é o seguinte: não cometa o mesmo erro que os milhões de pessoas que poderiam ter se tornado milionários com moedas criptográficas, mas pensaram “é tarde demais”.

O que é Cardano?

O boom Cardano é uma conseqüência das inovações revolucionárias que está introduzindo no mundo das moedas criptográficas.

De fato, é conhecido como a “terceira geração de moedas criptográficas”, depois de Bitcoin (primeira geração) e Ethereum (segunda geração).

Estas são as contribuições mais importantes de Cardano:

Baixas taxas de transação

Ethereum, o grande concorrente de Cardano, tem muitos problemas de escalabilidade.

Isto significa que quando a rede está em alta demanda, ela se torna saturada, as transações diminuem e, pior de tudo, as comissões disparam.

Cardano, por outro lado, tem uma rede infinitamente escalável graças a sua arquitetura “peer to peer” ou P2P.

Esta expressão lhe soa familiar? É o protocolo utilizado pelos programas de download de arquivos, no qual, quanto mais usuários houver, melhor a rede funciona. E isto é exatamente o que acontece em Cardano.

Aqui está um exemplo para ajudá-lo a entender a enorme diferença entre Ethereum e Cardano quando se trata de taxas:

Em 8 de fevereiro de 2021, duas quantidades similares de Ethereum e Cardano foram transferidas:

  • $ 177.500 milhões em Ethereum
  • $ 148.000 milhões em Cardano

Entretanto, estes foram os valores das comissões em cada um deles:

  • $ 28,8 MILHÕES em Ethereum
  • $ 4,040 em Cardano.

As taxas para o Ethereum foram aproximadamente SEIS MESESMO TEMPOS mais altas do que para Cardano.

Transações com metadados

Atualmente, as principais moedas criptográficas são completamente anônimas: não há como saber quem fez que transferência para quem e por que motivo. Não há “metadados” na transferência.

Isto tem um lado positivo, é claro, mas ao mesmo tempo permite que a cadeia de bloqueio seja usada para fins criminosos, como lavagem de dinheiro, esquemas on-line e até mesmo financiamento do terrorismo.

E os governos tradicionais ou instituições financeiras nunca adotarão a cadeia de bloqueio sem a garantia de poder controlar estas atividades.

E é aí que entra Cardano.

As transferências com Cardano permanecem anônimas, mas se as diferentes partes concordarem, metadados (informações sobre a transferência) podem ser incluídos.

É assim que o projeto abre a porta para os estados e bancos utilizarem sua infra-estrutura, para levar serviços financeiros e de identificação aos cidadãos.

Na verdade, Cardano já assinou acordos com países em desenvolvimento para oferecer estes serviços a seus habitantes.

Como conseqüência, centenas de milhões de pessoas vão se tornar usuários da moeda nos próximos anos e, como sua oferta é limitada, isto levará a um aumento em seu valor. Portanto, aqueles que compraram a tempo e horas poderão ganhar muito dinheiro.

Resistência à computação quântica

A computação quântica ainda está em desenvolvimento, mas dentro de algumas décadas, ela revolucionará a computação como a conhecemos.

Um computador tradicional, mesmo que seja de última geração, levaria milhões de anos para quebrar a criptografia que protege Bitcoin, Ethereum e outras moedas criptográficas.

Entretanto, se os computadores quânticos se tornarem o que é estimado, eles terão um poder computacional infinitamente maior do que o que conhecemos hoje.

Isto significa que daqui a não muitos anos, um computador poderá ser capaz de quebrar as chaves que protegem o armazenamento de nossas moedas criptográficas e arrancá-las de nós, o que significaria o fim das moedas criptográficas, porque: quem iria querer manter suas economias em moedas criptográficas sob o risco de serem pilhadas?

Os defensores do Bitcoin e do Ethereum argumentam, com razão, que algo assim estaria a décadas de distância e minimizaria o risco.

O projeto Cardano, por outro lado, foi adiante e já está dando grandes passos para alcançar um código que seja resistente à computação quântica.

Academic approach

Uma das coisas que mais gostamos em Cardano é que ele tem uma abordagem distintamente científica e acadêmica. É a única moeda criptográfica que utiliza o sistema conhecido como revisão por pares.

Isto significa que antes de qualquer melhoria no ecossistema Cardano ser publicado, ele é enviado para equipes de pesquisadores de universidades líderes como Edimburgo ou Tóquio, que revisam todo o trabalho, o complementam se necessário, e dão sua aprovação ou não.

Não em vão, os especialistas asseguram que o código Cardano atende aos padrões de qualidade somente vistos na NASA ou no SpaceX.

Interoperabilidade

Existem atualmente várias centenas de moedas criptográficas competindo para liderar o mercado.

Cardano fez uma aposta mais inteligente: aproveitar o poder de sua rede para criar uma “internet de correntes de bloqueio”, um protocolo comum que permite que as moedas criptográficas se comuniquem umas com as outras sem a necessidade de intermediários.

Isso resolveria um problema atual: se você é um detentor de Bitcoin e quer “comunicar” (enviar fundos) com alguém que possui Ethereum, primeiro você deve trocar seu Bitcoin pelo Ethereum.

Quando Cardano conseguir a interoperabilidade, isto não será mais necessário.

Fundo para financiar novas aplicações

Finalmente, outra inovação pioneira da Cardano é a estratégia de financiamento do desenvolvimento de novas aplicações.

O sistema é simples: parte das taxas para cada transação será armazenada em uma carteira especial à qual ninguém terá acesso direto.

Os desenvolvedores apresentarão então propostas de aplicação à comunidade Cardano e votarão se devem ou não conceder financiamento do tesouro.

Estratégias de investimento

Agora que você conhece o potencial de Cardano, vamos falar sobre alguns conceitos básicos sobre comércio e eToro.

O que é stop-loss?

Certos ativos não pararam de crescer até agora, mas isso não significa que devemos negligenciar a gestão de riscos, e a prevenção de perdas é essencial para isso.

O stop-loss é simplesmente uma ordem que vende automaticamente o ativo se este cair abaixo de um determinado preço.

De tempos em tempos há “crashes” de mercado de ações ou de moedas criptográficas, e é verdade que a longo prazo tudo é quase sempre recuperado. Entretanto, se conseguirmos vender a tempo, podemos comprar de volta quando o ativo atingir o fundo e ganhar muito mais dinheiro com o aumento.

Tomemos um exemplo: o famoso “crash Bitcoin” do início de 2018.

Imagine que você antecipou o aumento exponencial e comprou a 9.000 dólares. Caso não tivesse usado o stop-loss, você teria experimentado o aumento completo para quase US$ 20.000, duplicando seu dinheiro… mas então você teria assistido ao colapso de tudo e acabaria, mais ou menos, no mesmo ponto em que você começou.

Por outro lado, se como o preço do Bitcoin subisse como um foguete, você estivesse aumentando seu stop-loss, você poderia ter saído antes que o Bitcoin começasse sua queda.

Importante: Você deve levar em conta que, a menos que venha do futuro, você não será capaz de abrir um comércio pouco antes da alta e sair exatamente no auge. E quem quer que lhe diga o contrário está lhe enganando:

Comerciantes bem sucedidos detectam tendências, cavalgam a onda e descem antes que ela atinja as rochas.

Uma operação muito mais realista (e tremendamente lucrativa) seria algo como isto:

Suponha que você tenha comprado a $ 9.000, você aumentou o prejuízo à medida que a Bitcoin subia, mantendo-o sempre aproximadamente 20% abaixo do preço máximo. Assim, quando a Bitcoin atingiu US$ 19.900, você colocou o stop-loss em US$ 15.500.

Portanto, quando o preço começou a cair, você teria sofrido apenas parte das conseqüências e escapado do pior.

Nem a primeira compra foi pouco antes da subida, nem a parada de perda no pico, nem a recompra no “fundo” do preço. Mas mesmo assim, com esta estratégia, você teria ganho muito mais dinheiro do que simplesmente mantendo a posição em aberto e esperando que a Bitcoin se recuperasse.

Você sabe por quê?

Porque, ao escapar da pior parte da queda, você pode usar o capital preservado para comprar de volta o bem quando este mostrar sinais de queda.

Para que você possa compreendê-lo melhor, compararemos as duas situações:

Comprar e esperar

Se você tivesse comprado, por exemplo, 1BTC a US$ 9.000 e não tivesse colocado um stop-loss, simplesmente confiando que o preço subiria novamente, hoje sua carteira valeria US$ 60.000. Um desempenho bastante decente.

Gestão de risco

Por outro lado, se você tivesse comprado 1BTC a US$ 9.000, vendido a US$ 15.500 e reinvestido todo aquele dinheiro em Bitcoin quando o preço mostrou sinais de ter chegado ao fim, você não teria 1BTC, mas 1,73BTC, avaliado hoje em cerca de US$ 105.000.

Isso significa que, ao administrar corretamente seu risco apenas uma vez, você teria feito sua carteira valer quase duas vezes mais.

Sem fazer milagres para encontrar pontos perfeitos de entrada e saída!

O que é “comércio social”?

eToro é o pioneiro do “comércio social”. Isto significa que eToro tem duas grandes vantagens em relação a outros corretores regulares.

A primeira é seu formato de rede social, onde os usuários estão continuamente compartilhando informações, debatendo e estimando os movimentos no mercado. Se você é novo no mercado de ações e de criptografia, você pode aprender muito com a comunidade eToro.

O segundo é o “CopyTrading”: este sistema inovador permite replicar automaticamente as operações dos usuários mais experientes com altos lucros.

Este sistema é ideal para aqueles que não têm tempo para gerenciar suas operações ou ainda não se sentem capazes de fazê-lo.

CopyTrading

Sim, é tão fácil quanto parece: se ao invés de investir diretamente em Cardano você quer que alguém administre sua carteira, basta ir até a aba “Pessoas”, escolher um trader e clicar em “Copiar” para que sua conta comece a replicar automaticamente suas operações.

Mas lembre-se que o desempenho passado de um trader não é uma garantia de retornos futuros, por isso é importante definir sempre um stop-loss para maximizar os lucros, como explicamos na seção anterior.

CopyPortfolio

Há uma variação da CopyTrading que, em nossa opinião, é ainda melhor do que copiar investidores individuais: a CopyPortfolio.

Por exemplo, eToro's CryptoPortfolio é uma carteira das principais moedas criptográficas, uma forma mais diversificada de investir em moedas criptográficas para aqueles que não querem colocar todos os seus ovos em uma cesta.

Lembre-se de que você também pode colocar um fim à perda se investir em um CopyPortfolio (e que você provavelmente deveria fazê-lo).

O que é alavancagem?

Quando alguém usa alavancagem, está pedindo dinheiro emprestado ao corretor para que possa comprar mais.

Por exemplo, se amanhã forem os resultados da Apple e você estiver convencido de que eles serão excelentes e o mercado vai gostar, o lógico é que você abra uma posição bastante grande.

Mas se nesse momento você tiver apenas US$ 500 disponíveis em sua carteira, você pode alavancar x5 e seus US$ 500 originais se tornarão US$ 2500 (multiplicados por cinco) porque eToro terá emprestado a você os US$ 2000 restantes.

Desta forma, se você estivesse certo e as ações subirem 10%, você terá feito $ 250, enquanto que se você tivesse negociado apenas com os $ 500 originais, seu lucro seria de apenas $ 50. No entanto, é importante não prolongar suas operações com alavancagem por muito tempo, pois o preço pode virar e tirar seus lucros.

Cautela: da mesma forma que com alavancagem você pode ganhar muito mais, as perdas também serão muito maiores. Somente recomendamos o uso de alavancagem para aquelas operações nas quais você está realmente seguro do que está fazendo.

Além disso, ao usar a alavancagem, lembre-se de definir um stop-loss muito apertado, para cortar as perdas o mais rápido possível se o estoque ou ativo se mover na direção oposta à esperada.

O que está indo por água abaixo?

Da mesma forma que você pode ir “longe”, ou seja, antecipando que uma ação vai apreciar, você também pode fazer o oposto e ganhar dinheiro quando uma ação cai.

Por exemplo, se você descobriu que uma ação está altamente supervalorizada e está convencido de que uma correção está chegando em breve, você pode ir por água abaixo. Se esta ação cair 10%, por exemplo, você terá ganho 10% sobre seu investimento original.

No início pode parecer um absurdo, mas para entrar em baixa em um ativo eToro basta clicar em “Vender” (mesmo que você não o tenha comprado antes) e escolher a quantia. Se isso acontecer como você previu e as ações se depreciarem, você só tem que fechar sua posição e recolher seu ganho.

Conclusões

Tudo considerado, na CriptoAmigo estamos convencidos de que em poucos anos Cardano terá muito destaque no cenário financeiro global e que é uma boa decisão investir nesta moeda criptográfica, agora que ela ainda é relativamente desconhecida.

E embora a longo prazo o preço tenda a subir (especialmente com as melhores moedas criptográficas, que sempre sobem), é importante administrar o risco e sempre colocar um stop-loss apertado que nos liberte das correções e nos permita comprar de volta a preços melhores.

Dizemos novamente: a melhor opção para investir em Cardano do Brasil é sem dúvida eToro porque suas comissões são muito baixas, sua interface é amigável e, acima de tudo, porque provou amplamente ser um corretor confiável.

* Favor observar que os CFDs são instrumentos complexos e implicam um alto risco de perder dinheiro rapidamente devido à alavancagem. 67% das contas de investidores de varejo perdem dinheiro ao negociar CFDs com este fornecedor. Você precisa considerar se entende como funcionam os CFDs e se pode arcar com o risco de perder seu dinheiro. Os ativos criptográficos podem flutuar muito no preço e, portanto, não são apropriados para todos os investidores. As negociações criptográficas não são supervisionadas por nenhuma estrutura regulatória da UE. O desempenho passado não é uma indicação de resultados futuros. Isto não é um conselho de investimento.