Contents
Como comprar
Se vive em Angola, a melhor maneira de comprar Cardano é, definitivamente, este corretor popular.
eToro, um dos principais corretores em todo o mundo, está registado e licenciado pela Cyprus Securities and Exchange Commission, e por isso cumpre com todos os regulamentos da União Europeia, os mais exigentes do mundo.
Recomendamos eToro porque pode criar uma conta gratuitamente com este corretor, e as suas taxas de negociação online são muito baixas. Além disso, eToro está disponível em língua portuguesa, aceita utilizadores de Angola, é realmente fácil de gerir, e a sua interface amigável é ideal para aqueles que estão a começar a negociar com moedas criptográficas e acções.
Como se inscrever, passo a passo
A primeira coisa que precisa de fazer é clicar aqui e preencher os campos à direita: introduza o seu nome, e-mail, e defina uma palavra-passe.
Depois verifique o seu e-mail: deverá ter recebido um e-mail de eToro, clique na ligação e a sua conta será verificada.
Uma vez no eToro, basta clicar em “Depositar fundos”, no menu da página.
Aí, pode escolher quanto dinheiro quer adicionar à sua conta (o mínimo é $ 200) e o método de pagamento:
Como pode ver na imagem, o primeiro depósito pode ser feito por cartão de crédito, PayPal, ou transferência bancária.
Se tiver escolha, não recomendamos a transferência bancária porque demora mais tempo, e pode ser muito frustrante ver o preço de Cardano subir enquanto espera que a sua transferência seja feita.
Como fazer a sua primeira compra
Assim que eToro tiver confirmado o recebimento do seu crédito, basta procurar por “Cardano” na barra de pesquisa, clicar em “Investir” e escolher o montante em dólares que deseja investir.
É demasiado tarde para investir?
Cardano é uma plataforma de cadeia de bloqueio criada por um dos co-fundadores do Ethereum, Charles Hoskinson, que deixou o projecto para empreender um ainda mais ambicioso: ser o novo Bitcoin.
De facto, o potencial de Cardano é tão grande que está a atrair uma multidão de investidores e, como consequência, a sua ADA de moeda criptográfica está a apreciar a taxas vertiginosas: só desde Março de 2020, o seu valor subiu 4000%.
Isto significa que se tivesse investido 200 dólares em Cardano em Março de 2020, neste momento teria cerca de 8.000 dólares.
Isso significa que é tarde para investir em Cardano?
Nada está mais longe da realidade.
Isto acaba de começar
Para ilustrar isto, aqui está um exemplo: imagine que em Abril de 2011 tinha lido a notícia de que uma moeda digital revolucionária chamada Bitcoin estava a enriquecer os seus investidores porque tinha apreciado 4000% no último ano.
Provavelmente teria pensado que era uma bolha e que não podia ficar muito maior.
Mas estaria enganado porque, visto em perspectiva, um aumento de 4000% no preço inicial da Bitcoin foi algo irrisório em comparação com o que veio mais tarde.
Veja neste gráfico, a seta vermelha marca o ponto em que a Bitcoin subiu 4000% e provocou os primeiros comentários “é uma bolha”:

Se em vez de se desfazer do investimento ou esperar por uma queda no preço a investir (porque essa queda nunca ocorreu), tivesse colocado 200 dólares, sabe quanto valeria o seu investimento 10 anos mais tarde?
Mais de cinco milhões de dólares americanos.
Então o nosso conselho é o seguinte: não cometa o mesmo erro que os milhões de pessoas que poderiam ter-se tornado milionários com moedas criptográficas, mas que pensaram “é demasiado tarde”.
O que é Cardano?
O boom Cardano é uma consequência das inovações revolucionárias que está a introduzir no mundo das moedas criptográficas.
De facto, é conhecido como a “terceira geração de moedas criptográficas”, depois de Bitcoin (primeira geração) e Ethereum (segunda geração).
Estas são as contribuições mais importantes de Cardano:
Baixas taxas de transacção
Ethereum, o grande concorrente de Cardano, tem muitos problemas de escalabilidade.
Isto significa que quando a rede está em alta procura, torna-se saturada, as transacções abrandam, e, o pior de tudo, as comissões disparam.
Cardano, por outro lado, tem uma rede infinitamente escalável graças à sua arquitectura “peer to peer” ou P2P.
Será que esta expressão lhe soa familiar? É o protocolo utilizado pelos programas de descarga de ficheiros, em que quanto mais utilizadores houver, melhor funciona a rede. E isto é exactamente o que acontece em Cardano.
Eis um exemplo para o ajudar a compreender a enorme diferença entre Ethereum e Cardano quando se trata de taxas:
A 8 de Fevereiro de 2021, duas quantidades semelhantes de Ethereum e Cardano foram transferidas:
- $ 177.500 milhões em Ethereum
- $ 148.000 milhões em Cardano
No entanto, estes foram os montantes das comissões em cada uma delas:
- $ 28,8 MILHÕES em Ethereum
- $ 4,040 em Cardano.
As taxas para o Ethereum foram cerca de SEIS VEZES MESESES mais elevadas do que para Cardano.
Transacções com metadados
Actualmente, as principais moedas criptográficas são completamente anónimas: não há forma de saber quem fez que transferência para quem e por que razão. Não existe tal coisa como “metadados” na transferência.
Isto tem um lado positivo, claro, mas ao mesmo tempo permite que a cadeia de bloqueio seja utilizada para fins criminosos, tais como branqueamento de capitais, fraudes em linha, e até mesmo financiamento do terrorismo.
E os governos tradicionais ou instituições financeiras nunca adoptarão a cadeia de bloqueio sem a garantia de poderem controlar estas actividades.
E é aí que entra Cardano.
As transferências com Cardano permanecem anónimas, mas se as diferentes partes concordarem, metadados (informação sobre a transferência) podem ser incluídos.
É assim que o projecto abre a porta aos estados e bancos para utilizarem as suas infra-estruturas, para trazerem serviços financeiros e de identificação aos cidadãos.
Na verdade, Cardano já assinou acordos com países em desenvolvimento para oferecer estes serviços aos seus habitantes.
Como consequência, centenas de milhões de pessoas vão tornar-se utilizadores da moeda nos próximos anos e, como a sua oferta é limitada, isto conduzirá a um aumento do seu valor. Portanto, aqueles que compraram a tempo e horas poderão ganhar muito dinheiro.
Resistência à computação quântica
A computação quântica ainda está em desenvolvimento, mas dentro de algumas décadas, irá revolucionar a computação tal como a conhecemos.
Um computador tradicional, mesmo que seja da última geração, levaria milhões de anos a quebrar a criptografia que protege Bitcoin, Ethereum, e outras moedas criptográficas.
No entanto, se os computadores quânticos se tornarem o que é estimado, terão um poder computacional infinitamente maior do que o que conhecemos hoje.
Isto significa que daqui a não muitos anos, um computador poderá ser capaz de quebrar as chaves que protegem o armazenamento das nossas moedas criptográficas e arrancá-las de nós, o que significaria o fim das moedas criptográficas, porque: quem quereria manter as suas poupanças em moedas criptográficas sob o risco de serem pilhadas?
Os defensores do Bitcoin e do Ethereum argumentam, com razão, que algo deste tipo estaria a décadas de distância e minimizaria o risco.
O projecto Cardano, por outro lado, foi em frente e já está a dar grandes passos no sentido de conseguir um código resistente à computação quântica.
Academic approach
Uma das coisas de que mais gostamos em Cardano é que tem uma abordagem distintamente científica e académica. É a única moeda criptográfica que utiliza o sistema conhecido como revisão por pares.
Isto significa que antes de qualquer melhoria no ecossistema Cardano ser publicado, é enviado para equipas de investigadores de universidades líderes como Edimburgo ou Tóquio, que revêem todo o trabalho, complementam-no se necessário, e dão ou não a sua aprovação.
Não em vão, os peritos asseguram que o código Cardano cumpre os padrões de qualidade apenas vistos na NASA ou no SpaceX.
Interoperabilidade
Existem actualmente várias centenas de moedas criptográficas a competir para liderar o mercado.
Cardano fez uma aposta mais inteligente: aproveitar o poder da sua rede para criar uma “Internet de cadeias de bloqueio”, um protocolo comum que permite que as moedas criptográficas comuniquem umas com as outras sem a necessidade de intermediários.
Isto resolveria um problema actual: se for um detentor de Bitcoin e quiser “comunicar” (enviar fundos) com alguém que possua Ethereum, primeiro deve trocar a sua Bitcoin por Ethereum.
Quando Cardano conseguir a interoperabilidade, esta já não será necessária.
Fundo para financiar novas aplicações
Finalmente, outra inovação pioneira de Cardano é a estratégia de financiamento do desenvolvimento de novas aplicações.
O sistema é simples: parte das taxas para cada transacção será armazenada numa carteira especial à qual ninguém terá acesso directo.
Os criadores apresentarão então propostas de candidatura à comunidade de Cardano e votarão sobre a concessão ou não de financiamento por parte do Tesouro.
Estratégias de investimento
Agora que conhece o potencial de Cardano, vamos falar de algumas noções básicas sobre comércio e eToro.
O que é stop-loss?
Alguns bens não pararam de aumentar até agora, mas isso não significa que devamos negligenciar a gestão do risco, e a paragem da perda é essencial para isso.
O stop-loss é simplesmente uma ordem que vende automaticamente o activo se este cair abaixo de um determinado preço.
De vez em quando, há mercados de acções ou “crashes” de divisas criptográficas, e é verdade que, a longo prazo, tudo é quase sempre recuperado. No entanto, se conseguirmos vender a tempo, podemos comprar de volta quando o activo atingir o fundo e ganhar muito mais dinheiro com a subida.
Vejamos um exemplo: o famoso “crash Bitcoin” do início de 2018.
Imagine que antecipou o aumento exponencial e comprou a 9.000 dólares. Caso não tivesse utilizado o stop-loss, teria experimentado o aumento completo para quase 20.000 dólares, duplicando o seu dinheiro… mas depois teria visto tudo desmoronar-se e acabar, mais ou menos, no mesmo ponto em que começou.

Por outro lado, se como o preço do Bitcoin subisse como um foguete, se tivesse aumentado o seu stop-loss, poderia ter saído antes do Bitcoin começar a sua queda.
Importante: Deve ter em conta que, a menos que venha do futuro, não será capaz de abrir um comércio pouco antes da subida e sair exactamente no auge. E quem quer que lhe diga o contrário está a enganá-lo:

Os comerciantes bem sucedidos detectam tendências, cavalgam a onda, e descem antes que ela atinja as rochas.
Uma operação muito mais realista (e tremendamente lucrativa) seria algo como isto:

Suponha que comprou a 9.000 dólares, aumentou a perda à medida que a Bitcoin subia, mantendo-a sempre aproximadamente 20% abaixo do preço máximo. Assim, quando a Bitcoin atingiu 19.900 dólares, colocou o stop-loss a 15.500 dólares.
Portanto, quando o preço começou a cair, teria sofrido apenas uma parte das consequências e escapado ao pior de tudo.
Nem a primeira compra foi pouco antes da subida, nem a paragem de perda no pico, nem a recompra no “fundo” do preço. Mas mesmo assim, com esta estratégia, teria ganho muito mais dinheiro do que simplesmente mantendo a posição aberta e esperando que a Bitcoin se reunisse.
Sabe porquê?
Porque ao fugir da pior parte da queda, pode usar o capital preservado para comprar de volta o bem quando este mostrar sinais de queda.
Para que o possa compreender melhor, compararemos ambas as situações:
Comprar e esperar
Se tivesse comprado, por exemplo, 1BTC a $ 9.000 e não tivesse colocado um stop-loss, confiando simplesmente que o preço subiria novamente, hoje a sua carteira valeria $ 60.000. Um desempenho bastante decente.
Gestão de risco
Por outro lado, se tivesse comprado 1BTC a $ 9.000, vendido a $ 15.500, e reinvestido todo esse dinheiro em Bitcoin quando o preço mostrou sinais de ter chegado ao fundo do poço, não teria 1BTC, mas 1.73BTC, avaliado hoje em dia em cerca de $ 105.000.
Isso significa que, ao gerir correctamente o seu risco apenas uma vez, teria feito com que a sua carteira valesse quase o dobro.
Sem fazer milagres para encontrar pontos de entrada e saída perfeitos!
O que é “comércio social”?
eToro é o pioneiro do “comércio social”. Isto significa que o eToro tem duas grandes vantagens sobre outros corretores regulares.
A primeira é o seu formato de rede social, onde os utilizadores estão continuamente a partilhar informação, a debater, e a estimar os movimentos no mercado. Se é novo no mercado de acções e de criptografia, pode aprender muito com a comunidade eToro.
A segunda é “CopyTrading”: este sistema inovador permite-lhe replicar automaticamente as operações dos utilizadores mais experientes com lucros elevados.
Este sistema é ideal para aqueles que não têm tempo para gerir as suas operações ou que ainda não se sentem capazes de o fazer.
CopyTrading
Sim, é tão fácil como parece: se em vez de investir directamente em Cardano, quiser que alguém administre a sua carteira, basta ir ao separador “Pessoas”, escolher um comerciante e clicar em “Copiar” para que a sua conta comece a replicar automaticamente as suas operações.
Mas lembre-se que o desempenho passado de um trader não é uma garantia de retornos futuros, por isso é importante definir sempre um stop-loss para maximizar os lucros, como explicámos na secção anterior.
CopyPortfolio
Existe uma variação de CopyTrading que, na nossa opinião, é ainda melhor do que copiar investidores individuais: a CopyPortfolio.
Por exemplo, eToro CryptoPortfolio é uma carteira das principais moedas criptográficas, uma forma mais diversificada de investir em moedas criptográficas para aqueles que não querem colocar todos os seus ovos no mesmo cesto.
Lembre-se que também pode pôr fim à perda se investir numa CopyPortfolio (e que provavelmente o deveria fazer).
O que é a alavancagem?
Quando alguém usa alavancagem, está a pedir dinheiro emprestado ao corretor para poder comprar mais.
Por exemplo, se amanhã forem os resultados da Apple e estiver convencido de que eles serão excelentes e o mercado vai gostar, o lógico é que abra uma posição bastante grande.
Mas se nesse momento tiver apenas $ 500 disponíveis na sua carteira, poderá alavancar x5 e os seus $ 500 originais tornar-se-ão $ 2500 (multiplicados por cinco) porque eToro terá emprestado os restantes $ 2000.
Desta forma, se tivesse razão e o stock subisse 10%, teria ganho $ 250, enquanto que se tivesse negociado apenas com os $ 500 originais, o seu lucro seria de apenas $ 50. No entanto, é importante não prolongar as suas operações com alavancagem demasiado longa, uma vez que o preço pode inverter-se e retirar-lhe os lucros.
Cautela: da mesma forma que com alavancagem pode ganhar muito mais, as perdas serão também muito mais elevadas. Apenas recomendamos o uso de alavancagem para aquelas operações em que esteja realmente seguro do que está a fazer.
Além disso, quando utilizar a alavancagem, lembre-se de definir um stop-loss muito apertado, para cortar perdas o mais rapidamente possível se o stock ou activo se mover na direcção oposta à esperada.
O que é que está a ser encurtado?
Da mesma forma que se pode ir “longe”, ou seja, antecipando que um stock vai apreciar, também se pode fazer o oposto e ganhar dinheiro quando um stock cai.
Por exemplo, se tiver descoberto que uma acção está altamente sobrevalorizada e estiver convencido de que uma correcção está para breve, pode ser reduzida. Se este stock cair 10%, por exemplo, terá ganho 10% sobre o seu investimento original.
No início, pode parecer absurdo, mas para ficar curto num activo eToro basta clicar em “Sell” (mesmo que não o tenha comprado antes) e escolher a quantia. Se acontecer como previu e o stock se depreciar, só tem de fechar a sua posição e recolher o seu ganho.
Conclusões
Tudo considerado, no CriptoAmigo estamos convencidos de que dentro de alguns anos Cardano terá muito destaque na cena financeira global e que é uma boa decisão investir nesta moeda criptográfica, agora que ela ainda é relativamente desconhecida.
E embora a longo prazo o preço tenda a subir (especialmente com as melhores moedas criptográficas, que sobem sempre), é importante gerir o risco e colocar sempre um stop-loss apertado que nos liberte das correcções e nos permita depois comprar de novo a melhores preços
Di-lo-emos novamente: a melhor opção para investir em Cardano de Angola é sem dúvida eToro porque as suas comissões são muito baixas, a sua interface é amigável e, acima de tudo, porque provou amplamente ser um corretor fiável.
* Note que os CFDs são instrumentos complexos e implicam um elevado risco de perder dinheiro rapidamente devido à alavancagem. 67% das contas de pequenos investidores perdem dinheiro quando negoceiam CFDs com este fornecedor. Tem de considerar se compreende como funcionam os CFDs e se pode correr o risco de perder o seu dinheiro. Os activos criptográficos podem flutuar amplamente no preço e não são, portanto, apropriados para todos os investidores. A negociação de activos criptográficos não é supervisionada por qualquer quadro regulamentar da UE. O desempenho passado não é uma indicação de resultados futuros. Isto não é um conselho de investimento.



